inclusão social

Durante a pandemia, grupo cria informativo para apenados da região

Luiza Oliveira e Pâmela Rubin Matge

É possível estar privado de liberdade e ser informado de que a cloroquina virou o medicamento mais polêmico no cenário de pandemia do coronavírus? Ou, então, que há poucos dias, um jogador de futebol do Rio de Janeiro teve de virar feirante em meio à crise? Pois para apenados de Júlio de Castilhos, Cacequi e Caçapava do Sul, sim. As novidades do mundo externo às grades chegam por meio do informativo Notícias Lá da Rua (NLR). A iniciativa é voluntária e foi idealizada pelo administrador do Presídio de Júlio de Castilhos, o psicólogo Gabriel Moresco. A ação tem proporcionado informação aos detentos e aos servidores da Superintência de Serviços Penitenciários (Supepe) das casas prionais dessas cidades.

"Me apeguei ao conhecimento: ou eu lia, ou não teria nada' diz apenado ao lançar livro

Segundo o delegado penitenciário da 2ª Delegacia Penitenciária Regional (DPR), Anderson Prochnow, o projeto promove a inclusão social e serve para manter as os apenados informados sobre os fatos que ocorrem fora da prisão.

(...) _ diz Gabriel...

Com 40 exemplares distribuídos na segunda edição, no dia 27 de maio, o informativo contou com a participação da defensora pública Juliana Dewes Abdel, na Coluna do Convidado. A defensora informou sobre os trâmites dos Processos de Execuções Criminais (PECs) .

_ Sem dúvidas, é um projeto transformador, pois assegura o direito básico à informação das pessoas privadas de liberdade, além de incentivar a leitura e a escrita, sobretudo quando há, em tempos de pandemia, restrição às visitas e à comunicação externa. A Defensoria Pública destinou um espaço do veículo para informar aos apenados, de forma geral, sobre os andamentos processuais e as ações da instituição. É uma iniciativa inteligente por parte da direção do estabelecimento que deve ser expandida. _ avalia Juliana.

Apenadas de Santa Maria produzem 180 máscaras por semana

Outra novidade no NLR foi a publicação de poesia intitulada "Barquinho", no Cantinho do Leitor, escrta por um dos detentos. Há ainda informações sobre esporte, prevenção ao coronavírus, dicas de higiene na pandemia, uso correto da máscara de proteção.

AMPLIAÇÃO

Com início em 13 de maio, o veículo tem periodicidade quinzenal. A ideia é ampliar a circulação em demais casas prisionais da 2ª Região Penitenciária (Santa Maria). A segunda edição contou com os colaboradores Isadora Oberto Taschetto, Lisye Dias Viana, Manoela Mousquer de Oliveira, Vanessa Paz Garcia Kilian, Beatriz Della Méa e Carolina Mello de Christo.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Cachorrinho encontrado no Parque Itaimbé procura os donos

Escola de educação infantil promove drive-thru solidário Próximo

Escola de educação infantil promove drive-thru solidário

Geral